Saiba mais sobre os sabores de gin

Primeiramente, antes de falarmos sobre os sabores de gin, disponíveis no mercado, vamos te contar como o destilado do momento surge. O primeiro relato de uma bebida usando gin, aconteceu no século XVII na Holanda, criada para ser uma alternativa aos remédios diuréticos, que eram utilizados nos tratamentos de doenças renais. Isso se deve ao uso do zimbro, ingrediente principal na produção do gin, uma especiaria conhecida por seus benefícios aos rins, mas que não gerou resultados positivos.

Apesar de não ser usado para o objetivo inicial, o sabor e aroma do gin conquistou o paladar das pessoas e começa a ser comercializado como bebida. Embora tenha sido criado na Holanda, o Gin só foi se popularizar quando chegou em solos ingleses e teve sua produção alterada, melhorando a qualidade do produto e os sabores de gin. Dessa forma, a Inglaterra foi a responsável por criar as melhores versões da bebida, que a partir disso começou a se popularizar.

Popularização do gin

Então, após o “boom” do gin de sabor na década de 80, durante os anos 90 e 2000, houve um aumento no consumo das bebidas prontas, como cerveja, vinho, etc.

Estima-se que em 2007 o gin retomou sua força, com a ajuda dos chefes de cozinha europeus, que consumiam a bebida gin tônica aos finais dos expedientes e começaram a desenvolver drinks com gin tônica para os cardápios de seus estabelecimentos.

Dessa forma, diversos drinks começam a surgir pelo mundo, além dos mais famosos: negroni, gin com especiarias, gin tônica, entre outros. 

Gin no cenário brasileiro

No Brasil, o gin começou a se popularizar e conquistar o gosto dos brasileiros por volta de 2018, onde a bebida teve uma alta de 11% nas vendas, enquanto a média mundial foi de 6,1%, de acordo com um comunicado da Diageo, empresa que detém marcas como Jhonnie Walker, Ypióca, Smirnoff e Guiness.

Atualmente, o mercado disponibiliza diversos tipos de complementos para drinks, que podem ser utilizados na construção dos sabores de gin. Alguns exemplos fáceis de encontrar: mix de especiarias, espumas e xaropes. Logo, vai depender do paladar de quem vai criar estas combinações e da criatividade.

Conheça os principais tipos de gin com sabor

Assim, como mencionado anteriormente, o gin é uma bebida feita de álcool destilado e zimbro. Mas existem outras versões de gin com sabor, com diferentes infusões de ervas e especiarias, confira:

    • Gin Clássico: versátil, por combinar com diferentes tipos de drinks, possui um sabor predominantemente seco, adquirido pelo zimbro. Seu aroma é picante e cítrico;

 

    • Gin Cítrico: a versão cítrica possui notas de limão, laranja, tangerina ou grapefruit em seu sabor;

 

    • Gin especiado ou aromático: neste caso, o uso de especiarias proporciona um aroma e sabor diferenciado. Para dar um toque especial, podemos adicionar temperos como o cardamomo, canela, raízes, pimentas, entre outras opções;

 

    • Gin floral: esta versão, como o próprio nome diz, utiliza flores e frutos em sua produção, como hibiscos, rosas, jasmim, cassis e uvas verdes;

 

    • Gin Herbal: uma ótima opção para quem gosta de drinks mais refrescantes, com sabores de gin que levam em sua composição o alecrim, manjericão, tomilho e hortelã.

Dessa forma, além dos diversos tipos de infusões, também existem diferentes processos de destilação, com opções de sabores de gin que vão dos doces até os mais secos e são eles:

London Dry

Em primeiro lugar, com um estilo inglês, o London Dry é um tipo de gin seco, marcado pelo sabor forte do zimbro. Ideal para drinks com gin tônica.

Old Tom

Também produzida na Inglaterra, é uma receita famosa por seu sabor adocicado, já que seu processo de fabricação inclui a adição de açúcar.

Navy Strength

Este, devido ao seu alto teor alcoólico, que supera os 55% já foi considerado o preferido dos marinheiros britânicos. Sua formulação contém zimbro com notas florais, herbais e algumas especiarias.

Brazilian Dry

Com um estilo mais contemporâneo é um gin seco, que utiliza ingredientes brasileiros em sua fabricação. Se tornou popular a partir de 2016, com o boom das bebidas artesanais.

Como escolher a melhor opção de gin?

Com tantas opções com diferentes preparações e sabores, pode ser difícil escolher os melhores sabores de gin. É importante levar em conta diferentes fatores, como o teor alcoólico, processo de destilação e intensidade de sabor.

Se você ainda é um iniciante, quando o assunto é sabores de gin, uma boa opção é escolher versões mais suaves e teor alcoólico menor. Mas se você está em um nível avançado e quer se aventurar neste universo, opte por uma fórmula mais complexa, com ingredientes botânicos, por exemplo.

Qual gin comprar?

A principal dica, ao escolher entre os sabores de gin é conhecer seu paladar e saber quais combinações te agradam. Além disso, considere quais complementos são adicionados durante a construção do drink, para que os sabores armonizem e o resultado final seja agradável e especial.

Por fim, se quiser saber mais sobre as principais marcas do mercado e qual comprar, confira nosso artigo: Tudo o que você precisa saber sobre gin.

Share the Post: