Especiarias: entenda como tudo começou

O que são especiarias?

A princípio, são condimentos aromáticos, utilizadas para acrescentar sabor a diversos preparos. A Índia é popularmente conhecida por ser o berço dos principais temperos em todo o mundo, mas você sabe como tudo começou? É isso que vamos te contar neste artigo!

Antes de mais nada, as especiarias surgem na época das Grandes Navegações, entre os séculos XV e XVI e eram super valorizadas na Europa. Com o aumento da burguesia, o consumo de produtos de luxo aumentou, entre estes itens estavam os condimentos.

No início, os comerciantes italianos monopolizaram as negociações e conseguiram lucrar muito. Já no século XVI, os portugueses descobrem uma nova rota para chegar ao oriente, por meio da África. Com isso, as caravelas portuguesas passam a chegar na Europa com um grande carregamento de especiarias. Contudo, este movimento acabou desbancando os comerciantes de Veneza e Gênova, fazendo com que Portugal se tornasse uma grande potência econômica da época.

Portanto, agora que já falamos sobre como tudo começou, na história das Grandes Navegações, vamos entender o que são as especiarias e como utilizar. Confira a seguir, alguns dos principais condimentos consumidos até hoje.

Quais são as especiarias?

Especiarias significado: a palavra vem do latim species e está relacionada aos produtos de origem vegetal, com aroma e sabor acentuados. Alguns dos condimentos mais conhecidos são: gengibre, pimenta do reino, canela, noz-moscada, açafrão, cravo, anis-estrelado e coentro.

Seja como for, tempero ou para fins medicinais, é possível citar centenas de exemplos de especiarias. Neste texto, vamos falar um pouco sobre os principais condimentos consumidos no Brasil e suas finalidades, acompanhe.

Gengibre

Então, como falar sobre o que são especiarias e não começar pelo gengibre?      

Em síntese, a raíz de sabor forte e picante, chegou à América logo após o descobrimento do México. No Brasil, o gengibre é introduzido com a invasão holandesa. Atualmente, sua produção está concentrada em regiões litorâneas, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Muito utilizado no preparo de bebidas como, sucos e drinks, também combina com receitas salgadas da culinária asiática. Por último, falando em seus benefícios para a saúde, o gengibre é conhecido por sua ação antioxidante e anti-inflamatória.

Cravo-da-índia

Originário da Indonésia, o cravo juntamente com a noz-moscada, eram os condimentos mais caros. Agora, em território nacional é produzido quase que exclusivamente pela Bahia.

Muito usado no preparo de doces, o cravo-da-índia, também vai bem em molhos, conservas e carnes. Além disso, o cravo auxilia na circulação sanguínea e é um analgésico e antisséptico natural.

Noz-moscada

Da mesma forma, a moscateira é originalmente das Ilhas Molucas, na Indonésia. A noz-moscada é considerada um dos temperos mais caros e procurados do mundo. Atualmente é encontrada na Indonésia, Índia, Nova Guiné, Ceilão, Zanzibar, Trindade e Tailândia. Ao passo que é possível encontrar na região Sul da Bahia, mas ainda é pouco explorada.

Com sabor picante e marcante, a noz-moscada é bastante usada em sobremesas e receitas indianas, além de bebidas. Da mesma forma, combina muito bem com molhos, purês e receitas a base de leite, como o molho branco. Rica em antioxidantes, combate os radicais livres, também possui propriedades anti-inflamatórias e alguns estudos defendem, que pode aumentar o desejo sexual.

Cardamomo

De origem indiana, o cardamomo é uma vagem e suas sementes são um condimento caro, que oferecem doçura, acidez e uma leve picância. Muito utilizado no preparo de drinks, pratos doces, como sobremesas, bolos e pães, mas também é um excelente tempero para marinadas.

Ainda mais, combina com frutas cítricas e baunilha, oferecendo uma infinidade de combinações de sabores, tanto para bebidas quanto para sobremesas.

Canela

Posteriormente, considerada um dos alimentos mais antigos, a canela é um dos principais exemplos de especiarias. Era encontrada no Sri Lanka, Mianmar e Índia. Foram os jesuítas que trouxeram para o Brasil, onde é cultivada desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul.

A canela é aromática e possui ação anti-inflamatória e antioxidante, o que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.  Fácil de ser encontrada, tanto em forma de pó como de casca, também é mais utilizada em preparos doces, além de ser bastante usada em bebidas, como chás e drinks.

Anis-Estrelado

Logo depois, apesar de não ser muito popular, o anis-estrelado oferece muito sabor e aroma aos preparos. De origem chinesa e com propriedades medicinais, o anis é rico em Vitamina A, Vitamina C, Ferro, Magnésio, Cobre e Cálcio.

Pode ser utilizado inteiro ou moído, tanto em pratos doces quanto salgados. Sua versatilidade permite seu uso em sobremesas, bebidas, molhos, carnes vermelhas e panificação. Por isso, é um tempero que precisa ser usado com parcimônia, pois possui um sabor bem marcante.

Zimbro

Em seguida, vamos falar sobre o zimbro. Um fruto medicinal, que vem dos cedros  e é muito utilizado no tratamento de doenças renais, como infecção urinária e pedra nos rins, além de ser capaz de eliminar fungos e bactérias.

Inclusive, foi na tentativa de criar um medicamento, que o gin foi inventado. A seguir, confira nosso artigo sobre como surgiu a bebida gin. Com isso, o zimbro é bastante utilizado no preparo de drinks e chás.

Pimenta Rosa

Um fruto da arueira, a pimenta rosa é nativa da América do Sul. Justamente por ser um fruto, ela é bem mais suave e adocicada do que outros tipos de pimentas. Logo, utilizada em drinks, carnes, pratos com queijos e sobremesas, a pimenta rosa adiciona picância na medida e pode ser ingerida ou apenas usada no preparo, para agregar sabor.

Portanto, se você gosta do sabor das especiarias em seus drinks e não sabe como usar, nós fazemos a mixologia para você! Temos diversas opções de combinações em sachês, para deixar se drink ainda melhor. Acesse o link e confira.

Share the Post: